Pelos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, Hungria e Bielorrússia vão aprontando as surpresas deste ano ao surpreender, respectivamente, a tricampeã Rússia e a campeã Suíça. Os países tomara a dianteira ao vencer nas duplas.
Jogando em casa, os húngaros contaram com apoio da torcida para no saibro de Budapeste e com as raquetes do marton Fucsovics e Atilla Balaz para superarem a dupla russa formada por Daniil Medvedev e Konstantin Khravchuk pelo placar de 7/6 (4) 6/4 7/6 (4) após 2h19 de duelo.
Os húngaros converteram dois aces contra 12 dos russos, que cometeram 27 erros não-forçados contra 28 de Fucsovics/Balaz que disparou 37 bolas vencedoras contra 22 de Kravchuk/Medvedev.
Neste domingo, Marton Fucsovics, ex-numero um do mundo no juvenil e atual 113º da ATP, encara Karen Khachanov, 32º, no primeiro duelo do domingo buscando garantir seu país no Grupo Mundial.
A surpresa também ocorre com a Bielorrússia, que silenciou a torcida em Biel ao vencer na duplas a campeã de 2014, Suíça, que está desfalcada de seus dois principais tenistas Roger Federer, que optou por descansar, e Stan Wawrinka, que está se recuperando de cirurgia.
Representada pelo experiente Max Mirnyi e o jovem Andrei Vasilevski, a Bielorrússia precisou de 2h30 para superar os suíço Adrian Bodmer e Luca Margaroli por 7/6 (6) 7/6 (4) 7/6 (3).
Os bielorrussos estão com 2x1 no placar do confronto e esperam que Dzmitry Zhyrmont possa superar Henri Laaksonen já no primeiro jogo deste domingo e garantir o país no Grupo Mundial em 2018.