X

Coaching é uma evolução do nosso esporte

Quarta, 22 de junho 2022 às 10:17:56 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Leandro Afini, Head Coach da Rio Tennis Academy - Gosto da notícia dada pela Associação dos Tenistas Profissionais permitindo o Coaching nos jogos para os treinadores na arquibancada a partir do dia 11 de julho e em testes até o final da temporada.



Veja mais postagens de Afini!

Quem viaja e trabalha com jogadores nos circuitos juvenis e profissionais, sabe o quão é importante e essencial para o desenvolvimento do atleta. O coaching durante partidas, ao contrário do que muitos pensam, não ganha jogos, mas é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e aprendizagem tática dos atletas, sejam eles juvenis ou profissionais.
Não será nada novo, sabemos que o coaching existe em qualquer nível. Simplesmente será algo regulamentado, autorizado e mais uma ferramenta para os jogadores e técnicos desenvolverem seu trabalho.

O único ponto a ser discutido, é sobre os jogadores que não podem viajar com técnicos, acabarem sendo prejudicados. No entanto, na minha opinião, o prejuízo desses atletas já acontece por eles, infelizmente, não terem condições levar os próprios treinadores e não terem as rotinas e trabalhos que são realizados fora dos jogos, esse sim um fator determinante e importante para qualquer jogador, principalmente em giras de torneios longas. Portanto não vejo o coaching como fator determinante nesse prejuízo, e sim, todo o trabalho que é feito no dia a dia.

Por isso, vejo essa decisão da ATP com muito bons olhos e creio que isso se estenderá o juvenil e outras categorias.


O coaching é uma evolução do nosso esporte.

Sobre Leandro Afini

Head Coach da Rio Tennis Academy, no Rio de Janeiro, Leandro Afini é natural de São José dos Campos (SP) e treinador de tênis há 25 anos. Faz parte do Grand Slam Player Development Programme e do Comitê Juvenil e de Transição da Confederação Brasileira de Tenis. Como técnico, atuou no desenvolvimento de atletas como Thomaz Bellucci, Felipe Meligeni, Carol Meligeni, Igor Marcondes, Iryna Shymanovich, Ingrid Martins, Aziz Dougaz, entre outros.

banner
banner