Saiu dos bastidores o embate entre o presidente da Federação Italiana de Tênis (FITP), Angelo Binaghi, e a maior rede de televisão da Itália, a RAI, em razão da compra de direitos e emissões televisivas de tênis.
A imprensa italiana reporta desde 2020 que com a ascensão cada vez maior de atletas do país no circuito profissional, em especial no masculino, fez com que Binaghi passasse a cobrar diretores de TVs e empresas parceiras a respeito do uso e divulgação do tênis no país.
A maior popularidade do tênis junto ao povo italiano é a base do projeto de longo prazo da FIT, apontam reportagens incluindo do podcast brasileiro Backhand na Paralela em 2019. De acordo com artigo e episódio da época, Binaghi e toda a atual diretoria da FIT estavam alinhado com um projeto que retomada do controle administrativo do tênis - por 20 anos a Federação Internacional de Tênis (ITF) ficou sob o comando do italiano Francesco Ritti Bicci. O projeto, entretanto, estava focado em popularizar o tênis no país e atletas do país no mundo.
A popularização na Itália precisa do apoio de empresas e em especial da mídia do país, por isso Binaghi levou á público seu embate com a RAI. “Os direitos televisivos da Copa Davis e da Billie Jena King Cup pertencem à FITP: ou Rai trata o tênis como futebol ou nós os mantemos. Como presidente, tenho o dever de defender essas pessoas".
Binaghi é o presidente da geração mais vitoriosa da história do tênis italiano, com Sinner número 1 do mundo, campeão e 2 títulos do Grand Slam, Jasmine Paolini vice em Roland Garros e Wimbledon, medalhista de Ouro em Paris com Sara Errani, Loenzo Musetti bronze em Paris e mais, ainda neste ano, os títulos da Billie Jean King Cup e Copa Davis.
"A gestão da oferta de tênis é insuficiente: Sinner deve ir na Rai1, não na Rai2. A exclusividade dos direitos é nossa, mas sempre compartilhamos com a Rai para fins informativos. Não suporto que o tênis seja considerado pela Rai um esporte menor.
Quero que as finais do Slam possam ser assistidas por crianças que amam tênis. Pedi à alta administração da Rai um cargo de maior prestígio e fui informado de que há avaliações de marketing. O tênis é tão popular quanto o futebol, Rai entende isso: o prejuízo é para o país", declarou ele em entrevista ao Il Foglio.