Precisando de apenas cinco games para garantir classificação às semis do ATP Finals, em Londres, o suíço Roger Federer, 3° do ranking, foi além e derrotou o sul-africano Kevin Anderson, se garantindo em primeiro lugar do seu grupo. Anderson passa em segundo.
Vindo de derrota para Kevin em uma batalha de mais de 4h nas quartas de final de Wimbledon, em jogo que vencia por 2 sets a 0, Federer aplicou a revanche e venceu nesta quinta por 6/4 6/3 para assegurar a liderança do Grupo Lleyton Hewitt e eliminar Dominic Thiem. O austríaco precisava que o terceiro do ranking mundial não vencesse mais que cinco games para poder passar adiante.
Em sua 16ª participação no torneio de Londres em que é hexacampeão, Roger passa a primeira fase pela 15ª vez. O único ano em que caiu ainda na fase de grupos foi em 2008, quando o evento ainda era realizado na China.
De olho em sua 11ª decisão do torneio que conquistou em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011, ele segue com esperanças de conquistar o tão sonhado 100° título da carreira ainda neste ano.
Roger Federer aguarda o segundo colocado do Grupo Gustavo Kuerten, que conta com o sérvio Novak Djokovic, o croata Marin Cilic, o alemão Alexander Zverev e o norte-americano John Isner (todos ainda com chances), para saber quem será o seu próximo adversário.
Já Anderson está disputando a competição, que conta com os oito melhores da temporada, pela primeira vez e já garantiu uma classificação. Ele aguarda pelo primeiro colocado da outra chave.
O JOGO
Sacando firme, os dois jogadores seguiram empatados até o 3-3 no primeiro set. A partir daí, uma sequência estranha de três quebras. Federer quebrou no sétimo game, perdeu o saque no oitavo, e voltou a quebra no nono. Sacando para fechar a primeira parcial, o suíço ainda teve que sair de um 0/40 para fechar e largar na frente.
A perda do primeiro set parecia não ter abalado a confiança de Anderson, que continuava aplicando seus saques potentes e golpes pesados da linha de base. Porém, sacando com bolas novas e outra vez no sétimo game, ele teve seu serviço quebrado e deixou Roger perto da vitória. Federer então confirmou seu saque e obteve outra quebra para fechar o jogo em 6/4 6/3.