Melhor brasileiro na chave masculina do Wheelchair Brasil – ITF Tênis Internacional, que começou a ser disputado nesta quinta-feira, no Tênis Clube de Santos, o mineiro Rafael Medeiros, cabeça de chave 2, estreou com vitória no torneio, vencendo o paulista Celso Sacomandi, por 6/1 6/2.
“Esse torneio é muito importante, pois vale pontos para a Paralimpíada do ano ano que vem. Hoje fiz um bom jogo contra o Celso e isso vai me dar mais força para conseguir o resultado esperado que é chegar à final e ser campeão”, afirmou Medeiros, 44o do mundo e que já disputou a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.
Na próxima rodada, Medeiros terá pela frente Jadiel Santos, que derrotou Fabio Freitas, de virada, por 5/7 6/4 6/4. Apesar do favoritismo, o mineiro é comedido: “Tenho que saber lidar com isso. Sei que tem vários outros grandes jogadores como o argentino Ezequiel Casco (cabeça 1), Maurício Pommê, Carlos Santos, entre outros, mas estou bem preparado. Venho de bons resultados esse ano e espero ir bem aqui”.
Ao todo, 70 paratletas disputam o torneio, que vai até domingo e é válido pelo ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis) e da CBT (Confederação Brasileira de Tênis). O torneio conta coma a disputa das categorias Masculino, Feminino, Quad (atletas com deficiência nos membros superiores e inferiores) e Junior.
Nesta quinta-feira, 38 jogos abriram a programação do torneio. Além de Medeiros, os experientes Mauricio Pommê (cabeça 3) e Carlos Santos (cabeça 4) e Jucélio Torquato (cabeça 5) também estrearam com vitória:
Ezequiel Casco (ARG) d. João Lucas Takaki (BRA) – 6/1 6/0
Mauricio Pommê (BRA) d. César Silva da Rosa (BRA) – 6/1 6/1
Carlos Santos (BRA) d. Marcos Vasconcelos (BRA) – 6/4 6/3
Jucélio Torquato (BRA) d. Jorcelino Ferreira Lima (BRA) – 6/4 6/3
Serviço
Wheelchair Brasil – ITF Tênis Internacional
21 a 25 de agosto
Tênis Clube de Santos - Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão
O Wheelchair Brasil – ITF Tênis Internacional tem o patrocínio de Itaú, Sabesp e MSX Internacional, através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte. Realização - Instituto Sempre Amigos. Chancela - Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis.