O primeiro adversário do brasileiro João Fonseca na chave do Rio Open 2025 será o francês Alexandre Muller, atual 60 da ATP, que tem uma história curiosa e de algumas similaridades com o jovem brasileiro que chega ao Rio com o título de Buenos Aires.
Crédito: HKTennis Open
Entre em nosso canal do Whatsapp!
O francês de 28 anos mantém um popular perfil na rede social de assinatura de conteúdos OnlyFans. Apesar da plataforma ser conhecida como fonte de conteúdo adulto, Muller mantém um blog chamado 'Off Court' em que com textos, vídeos e fotos conta um pouco do dia a dia no circuito profissional.
Com a popularização de seu perfil, Muller viu-se envolto em polêmicas e críticas e chegou a se explicar ao jornal francês L'Equipe pela opção para a plataforma: "Não sou bilionário, OnlyFans me permite pagar meus treinadores, ter meu preparador físico com um pouco mais de frequência no torneio. Planejo meu ano de acordo com o que ganho”, confessou ele em agosto de 2024.
Muller não é o único tenista com perfil na plataforma, os australianos Nick Kyrgios e Arina Rodionova são outros nomes de destaque.
Sem patrocinadores, Muller conquistou seu primeiro título em nível ATP na primeira semana desta temporada, nas quadras de Hong Kong, ao superar o experiente japonês Kei Nishikori, ex-top 3. Naquela mesma semana, Fonseca chamava atenção do mundo com título do Challenger Camberra, na Austrália.
Apesar de 10 anos mais velho que o brasileiro, Muller tem algumas semelhanças com o talento local. Tal como Fonseca, Muller dedicou-se na infância mais para o futebol e optou por dedicar-se ao tênis por completo também por volta dos 12 anos, quando foi selecionado para um projeto da Federação de Tênis Francesa (FFT) no chamado time nacional.
Muller também tem o mesmo ídolo de Fonseca, o suíço Roger Federer.
Outra similaridade entre os dois tenistas é que tanto Fonseca quanto Muller têm uma vitória na carreira diante de um tenista do Top 10 e a 'vítima' é a mesma, o russo Andrey Rublev. Fonseca venceu o russo na estreia do Australian Open este ano, já Muller bateu Rublev na segunda rodada do Masters de Roma em 2024.
Alexandre Muller superou a barreira dos 100 melhores do mundo aos 26 anos, em abril de 2023, logo após sua primeira final em nível ATP da carreira, no saibro de Marrakesh, no Marrocos.
Muller e Fonseca nunca se enfrentaram no circuito profissional, mas o francês venceu 7 dos 11 duelos que teve no circuito contra brasileiros. Já Fonseca venceu 10 dos 13 duelos que teve contra tenistas franceses.