João Fonseca foi eliminado nesta terça-feira na primeira rodada do Rio Open, ao ser superado pelo francês Alexandre Muller, que falou após a partida sobre a vitória diante do público brasileiro.
Muller, 60º do ranking mundial, explicou sua tática para driblar a pressão da torcida e vencer Fonseca, 68º, com parciais de 6/1 7/6 (7/4) após 1h32min: "A chave foi concentrar em mim mesmo, não pensar no público contra mim e sim na tática que precisava fazer. Fiz isso e estou muito feliz. Durante o primeiro set ele cometeu muitos erros nos pontos importantes. No segundo, ele estava jogando melhor e melhor e nesse momento tive que ficar calmo e concentrado", ponderou o francês, que especificou a parte estratégica de seu jogo contra o brasileiro: "Tática foi usar drop-shots, pois ele jogava muito longe da linha de base. Fazer saques e voleios, tentando colocar as bolas mais e mais na quadra, fazer ele jogar mais, foi isso", revelou.
O francês pediu desculpas ao público brasileiro por "estragar" a noite dos torcedores: "Eu diria desculpas. Peço desculpas para o torneio e os brasileiros presentes pois Fonseca é uma super estrela. Eu queria vencer, dei o melhor de mim, os brasileiros verão o Fonseca por anos e anos. Ele é muito jovem ainda, é muito agressivo, sabe como fazer tudo na quadra. Nada a dizer sobre ele, é um grande jogador", disse Muller.
O vitorioso da noite também exaltou sua felicidade ao derrotar o tenista carioca: "Estou muito feliz, pois com certeza ele será uma lenda do tênis, pois ele joga muito bem com tão pouca idade. Quando eu parar de jogar tênis em uns cinco ou dez anos, vou dizer que enfrentei o Fonseca no Rio e o derrotei. Estou muito feliz", comemorou.