A jovem tenista russa Mirra Andreeva segue fazendo história em Dubai, nos Emirados Árabes. Nesta sexta-feira ela alcançou a final do torneio com premiação de US$ 3,6 milhões. Crédito: Jimmie 48 Photography/WTA
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Andreeva, de 17 anos, passou pela cazaque Elena Rybakina, sétima colocada, por 6/4 4/6 6/3 após 2h15min e se tornou a mais jovem finalista do torneio que data de 2001. Ela já havia tirado a número dois do mundo, a polonesa Iga Swiatek nas quartas de final.
Ela se torna a terceira jogadora com menos de 20 anos a alcançar uma final de WTA 1000 desde que o formato mudou em 2009 igualando os feitos de Iga Swiatek, campeã em Roma em 2021, e Coco Gauff, campeã em Cincinnati em 2023.
Depois de derrotar Swiatek nas quartas de final e Marketa Vondrousova na segunda rodada esta semana, Andreeva também é a jogadora mais jovem a derrotar três campeãs de Grand Slam em um único torneio desde que Maria Sharapova, de 17 anos, derrotou Svetlana Kuznetsova, Anastasia Myskina e Serena Williams nas finais do WTA de 2004 em Los Angeles.
Pela segunda partida consecutiva após a vitória no Swiatek, Andreeva se vingou de uma jogadora do Top 10 que a bateu por pouco em seu único encontro anterior em Pequim, em 2023. O resultado é a sexta vitória de Andreeva no Top 10 da carreira.
Se derrotar Karolina Muchova ou Clara Tauson na final deste sábado ela se tornará a nova top 10. Em caso de derrota ficará com a 11ª colocação.