A tenista russa Mirra Andreeva, número 14 do mundo, derrubou a polonesa Iga Swiatek, segunda colocada, nesta quinta-feira para atingir a semifinal em Dubai, nos Emirados Árabes, torneio WTA 1000 com premiação de US$ 3,6 milhões. Crédito: Jimmie 48 Photography/WTA
Entre em nosso canal do Whatsapp!
A cabeça de chave nº 12 marcou um duplo 6/3 na polonesa apóa 1h36min para marcar sua quinta vitória sobre uma top 10 na carreira. Ela se torna a mais jovem desde a tcheca Nicole Vaidisova em 2007 a conseguir cinco triunfos sobre jogadoras entre as 10 melhores . Naquela época a tcheca bateu Elena Dementieva no Australian Open.
O resultado também é sua segunda vitória sobre uma número 2 do mundo, após sua derrota de Aryna Sabalenka nas quartas de final de Roland Garros do ano passado.
Andreeva avança para sua segunda semifinal no nível WTA 1000 ou superior após Roland Garros 2024, e é a jogadora mais jovem a chegar às semifinais em Dubai desde o início do torneio em 2001.
O primeiro encontro ansiosamente aguardado entre Swiatek e Andreeva foi um jogo acirrado de três sets nas quartas de final de Cincinnati do ano passado, que a cinco vezes campeã de majors venceu por 4-6, 6-3, 7-5. Na revanche, a jovem novamente levou o primeiro set — mas, desta vez, ela interrompeu a tentativa de ressurgimento de Swiatek, recuperando os últimos cinco games consecutivos para vingar a derrota em Cincinnati. Andreeva é a primeira jogadora com menos de 18 anos a derrotar Swiatek no circuito.
“Eu estava nervosa antes da partida. Eu disse a mim mesmo que joguei muito bem na nossa última partida e que só preciso continuar jogando agressivamente. Não foi fácil com todos os fãs. Acho que estávamos iguais. Tive muito apoio", disse a jovem russa em entrevista na quadra.