O uso do tênis como ferramenta de inclusão social pelo Instituto Próxima Geração sobe mais um degrau nesta quinta-feira, quando a entidade sem fins lucrativos inaugura sua quarta unidade.
Desta vez, a expansão atinge o Interior paulista e a cidade escolhida para receber o projeto criado pelo ex-tenista profissional Mauro Menezes foi Montemor. A iniciativa conta com o patrocínio da Tetra Pak, do Santander Brasil e do Grupo GPS, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
O IPG nasceu do sonho de Menezes em devolver à sociedade todas as oportunidades que teve em sua grande carreira como tenista e, em 2018, abriu a unidade de São Paulo. Ao longo dos anos, atingiu mais de 1.000 crianças. "Isso nos deu experiência e gabarito para iniciar um processo de expansão. Em 2023, abrimos a unidade de Recife e agora em março foi inaugurada a de Salvador, que conta com o apoio do Instituto Ivete Sangalo", conta Menezes.
Além de levar o esporte a crianças e adolescentes de Monte Mor, o IPG também construirá a primeira quadra oficial de tênis da cidade. "A princípio, as aulas serão ministradas no ginásio municipal Baía Assis, que terá quadras especialmente montadas para o tênis infantil", conta o coordenador geral Douglas Santana. "Todos os participantes das aulas terão equipamento, uniforme e reforço alimentar gratuitos e serão acompanhados por nutricionista e preparador físico, além de participar de cursos profissionalizantes, como o de encordoar raquetes ou de arbitragem".
“A meta é influir na melhoria da qualidade de vida dos alunos participantes e estimular autoestima, integração social e saúde”, enfatiza Menezes, que teve grande passagem pelo tênis profissional e depois seguiu carreira como treinador e supervisor de programas para clubes e academias. "Temos também o compromisso de supervisionar o desempenho escolar de cada criança, já que não abrimos mão do papel da Educação. A meta é o desenvolvimento integral do aluno".
"Acreditamos no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Aqui na Tetra Pak temos a missão de proteger os alimentos, as pessoas e o planeta e o apoio ao Instituto Próxima Geração confirma esse objetivo de impactar de forma positiva as comunidades onde atuamos, como a cidade de Monte Mor, onde temos fábrica há 46 anos", disse Michele Gassi, gerente de comunicação da Tetra Pak.