Thiago Monteiro, 94º do mundo, irá disputar o Challenger 100 de Mauthausen, na Áustria, evento jogado no saibro e com premiação de € 145 mil euros. O brasileiro busca se manter no Top 100 da ATP.
Entre em nosso canal no WhatsApp!
Embora esteja na 94ª colocação na classificação mundial, o brasileiro ex-top 61 do mundo tem sua posição ameaçada, já que terá 70 pontos descontados da boa campanha no Masters de Madri no ano passado, onde furou o quali e avançou à terceira rodada. Em 2025, o cearense acabou eliminado na rodada final do qualificatório e somou 10 pontos. Uma boa campanha na Áustria garante a manutenção de Monteiro no Top 100, e até algum avanço na tabela em caso de título.
Thiago é cabeça de chave 2 em Mauthausen e encara na rodada inicial o jovem japonês Shintaro Mochizuki, 146º da ATP, em confronto inédito no circuito. Caso avance, terá na segunda rodada o vencedor entre a partida do argentino Roman Andres Burruchaga contra um tenista do qualificatório, que só será definido na segunda-feira.
O torneio austríaco ainda reúne nomes conhecidos no circuito, como o italiano Fabio Fognini, quarto favorito e convidado da organização, que poderá encontrar Thiago numa eventual semifinal, além do croata Marin Cilic, cabeça de chave 4 e que está no lado oposto da chave de Monteiro. O principal favorito é o Raphael Collignon, 81º do mundo.