João Fonseca, jovem de 18 anos, número 65 do mundo, se despediu, na noite deste sábado, na segunda rodada do Masters 1000 de Madri, na Espanha, evento no saibro com premiação de 8 milhões de euros. Crédito: Mutua Madrid Open
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!
O carioca caiu diante do americano Tommy Paul, 11º favorito e 12º do mundo, por 2 sets a 0 em dois tie-breaks por 7/6 (9/7) 7/6 (7/3) após 2h05min de duração na quadra central Manolo Santana na moderna Caja Mágica. O tenista perdeu dois set-points no primeiro set onde teve o saque com a 6 a 4 e depois 6 a 5 jogando na devolução. Depois mais dois no décimo game no segundo set.
O brasileiro chegou como favorito nas casas de aposta contra Paul. Ele jogou pela sétima vez contra um jogador do top 20 e agora acumula três vitórias e quatro derrotas. O brasileiro disputou seu primeiro torneio após sua intertemporada realizada no Rio de Janeiro onde ficou de fora de duas semanas da série no saibro europeu (Monte Carlo e Barcelona/Munique) após iniciar 2025 ainda em dezembro de 2024. Ele soma agora 28 vitórias em 34 jogos no ano.
O próximo compromisso é o Challenger 175 de Estoril, em Portugal, na próxima semana onde deve conhecer a chave neste domingo ou na segunda-feira.
Paul encara o cabeça de chave 24, o russo Kaen Khachanov, pela terceira rodada.
O jogo
O primeiro set foi de muito equilíbrio, retratado pelo placar de 7/6 para Paul. Foi Fonseca quem começou melhor, com seguindo agredir mesmo nos games de devolução. Paul salvou quatro break points quando sacou em 1-2 e mais duas chances quando serviu em 2-3. João esteve mais seguro em seu saque e não cedeu chances de quebra ao rival no primeiro set. No tie break, João começou bem, abrindo vantagem de 4-2, mas viu o norte-americano se recuperar e igualar o game decisivo. A seguir, João conseguiu mais um mini-break e teve dois set points quando fez 6-4, mas Paul novamente reagiu e salvou, sendo superior nos pontos seguintes e fechando em 9-7.
No segundo set, os tenistas começaram confirmando seus saques e Paul conseguiu sua primeira oportunidade de quebra no terceiro game, convertendo após erro de direita de João. Fonseca foi buscar com a baixa de aproveitamento de primeiro serviço do rival e virou para 4 a 3, empolgando a torcida. O brasileiro teve mais dois set-points no décimo game, mas se afobou tentando bolas difíceis, cometeu erros e o rival confirmou game longo. O jogo foi a um novo tie-break. Paul abriu 5 a 2, ampliou a miniquebra em 6 a 3 e não desperdiçou.