Por Fabrizio Gallas - O dia não foi dos brasileiros em Madri neste sábado. O jogo mais esperado, de João Fonseca, queda nos detalhes, em dois tie-breaks, para Tommy Paul, 12º do mundo. Quatro set-points desperdiçados. Um 6 a 4 no primeiro set (um deles com o saque)com um 4 a 1 e dois saques um pouco antes. Uma bela virada no segundo set quando perdia 3 a 1 e mais duas chances de matar a parcial no décimo game.
Leia Mais:
Fonseca perde duelo apertado em Madri
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Alguns erros e afobação nessas oportunidades custaram caro. Paul teve uma melhor leitura dos momentos decisivos e conseguiu a apertada vitória.
João segue a característica (normal) de todo jovem. Pressa, nervosismo e afobação quando tem a chance clara. Vai pro risco no momento que não precisa, tenta uma direita pesada lá do fundo e acaba jogando na rede. Contra Alex De Minaur tiveram momentos parecidos em Miami. Perdendo chances onde poderia quebrar e ficar em vantagem pela vitória no final do segundo set
É bom lembrar que ele só tem 18 anos, faz apenas os primeiros jogos contra grandes jogadores (sétimo contra um top 20 e já tem três vitórias). A cada torneio esse tipo de jogo dá casca, ensinamentos e trará a calma e experiência necessária para em situações parecidas contra jogadores do mesmo naipe levar vantagem em próximos encontros. O nível do brasileiro é absurdo de alto para sua idade.
Agora é ir para Estoril, torneio que está bem forte apesar de várias desistências, buscar vitórias no saibro e subida no ranking. Lá o torneio tem condições totalmente diferentes de Madri. Nível do mar e muito vento. Nas semanas anteriores houve muita chuva inclusive. Falando em posição na tabela ele é o 64º no momento e uma boa campanha em Estoril pode levá-lo a se aproximar do top 50.
Sobre Bia Haddad olho pelo copo meio cheio. Atitude bem melhor que nos últimos meses. Não largou o osso quando perdeu o primeiro set para Bencic, teve baita atitude positiva tanto neste sábado como na estreia. Acabou pecando quando abriu 4 a 1 com dois saques. É uma derrota dolorida, mas olhar também o nível de Bencic que é uma excelente jogadora, ex-top 10, campeã Olímpica. Bia teve uma mudança de chave essa semana. Vai sair do top 20, sim, mas precisa manter essa atitude que já já volta a engatar sequência positiva e voltará ao grupo.
Luisa Stefani também não teve um bom dia ao lado de Timea Babos. Elas vinham de semifinal no forte WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha. Agora é seguir e focar em Roma.