O tenista espanhol Carlos Alcaraz, número dois do mundo, destacou as dificuldades que vê com as condições do Australian Open após sua trabalhada vitória em quatro sets sobre o italiano Lorenzo Sonego pela segunda rodada.
"É bastante difícil adaptar-se a competir aqui porque as condições são muito variáveis. Costuma haver muito vento, a umidade também afeta muito a bola, há mudanças drásticas de temperatura; um dia tem muito calor e no outro é diferente... No final quem vence é quem consegue se adaptar melhor a qualquer circunstância, estou preparado para dar o melhor de mim não importa o que aconteça naquele dia, e hoje tive que fazer isso bem. O que mais gostei no meu desempenho é que não "tive grandes altos e baixos. Talvez pudesse ter feito melhor no primeiro tiebreak, mas ele fez ótimas devoluções e mereceu vencer aquele set. Tive que manter indo e consegui voltar a oferecer o meu melhor nível nos sets seguintes", destacou o murciano.
Seu próximo confronto contra Juncheng Shang será a primeira vez que Carlos será mais velho que seu rival desde que se profissionalizou.
“Nunca joguei contra ele nem treinamos, mas há muito tempo acompanho seus resultados e sabia que ele iria se sair bem. Fiquei muito atento à sua semana em Hong Kong, onde conquistou grandes vitórias e levou Andrey Rublev para o terceiro set. Vou analisar as partidas e ver resumos extensos para preparar bem a tática”, declarou o espanhol.
“Vou ter que estar muito focado porque pelo que vi dele até agora, ele parece um jogador impressionante. Acho que ele está pronto para conseguir um ótimo resultado e tem o nível necessário para competir nesses cenários. A sensação é que será um jogo muito divertido para todos", afirmou Carlos Alcaraz.