O ex-número 1 do mundo e capitão da Austrália na Copa Davis, Lleyton Hewitt, segue sem poupar críticas ao novo formato da competição, com fase final com Grupos e disputa de quartas, semis e finais em local pré-definido.
Crédito: Getty Images | ITF
Hewitt conversou com os jornalistas em Málaga, após uma dramática vitória definida no duelo de duplas contra os Estados Unidos do capitão Bob Bryan e colocar o país de volta à semifinal.
Na entrevista, Hewitt exaltou a performance de Thanasi Kokkinakis, que salvou nada menos que quatro match-points para superar Ben Shelton na abertura do confronto. "Todo nós da equipe somos conscientes do nível que Thanasi tem e confiamos nele sempre que está em quadra, pois sabemos que ele vai mostrar o jogador perigoso que é contra qualquer um. Ele tinha plena confiança em suas capacidades, não importava quem estivesse do outro lado", declarou o capitão.
Com o confronto decidido nas duplas, o capitão adversário, uma dos maiores duplistas da história do tênis, mudou a configuração de sua dupla e escalou Tommy Paul ao lado de Shelton, mas Hewitt disse que não foi surpreendido pelo rival. "Para ser honesto, não ficamos muito surpresos. Eu os tinha visto treinando juntos e fazendo exercícios durante a semana, então não foi uma surpresa tão grande quanto eles esperavam", disse ressaltando que a dupla americana é realmente muito boa.
Hewitt foi então questionado sobre como fica a figura do capitão neste novo formato da Copa Davis, em disputa desde 2018, e como grande crítico da mudança, pontuou: "Nunca é fácil tomar decisões, para qualquer capitão. Na minha opinião, nunca deveríamos jogar neste formato, pois antes você sempre sabia contra quem estava jogando. Ocasionalmente, um jogador lesionado era trocado, mas antes disso a escalação era sempre conhecida, a partir das 11h de quinta-feira, quando era feito o sorteio. Raramente os jogadores eram trocados nesse formato, não é o que estávamos acostumados. Aconteceu uma vez que no terceiro dia, devido a lesões, você pode trocar uma peça, mas agora há um grau de estratégia muito maior.”