O russo Daniil Medvedev, 14º do ranking da ATP, conseguiu dar o troco no japonês Kei Nishikori, sétimo,que o superou na final do ATP de Brisbane, na Austrália, na primeira semana do ano, e está na grande final do ATP 500 de Barcelona, na Espanha.
Medvedev precisou de 2h26 para fechar o placar 6/4 3/6 7/5 tendo disparado oito aces contra um do japonês, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento do russo.
Em um jogo equilibrado, o russo conquistou quebra no quinto game, abriu 4/2 e administrou. Já no segundo set, o jogo seguiu equilibrado e o japonês converteu a quebra, na única oportunidade do set, no oitavo game e forçou o set decisivo.
Ali, Nishikori saiu quebrando, viu o russo devolver a quebra no quarto game e o jogo seguiu sendo equilibrado até que o russo quebrou o serviço do japonês no décimo segundo game.
Daniil Medvedev está em sua terceira final no ano. Campeão em Sofia, na Bulgária, e vice em Brisbane, Medvedev busca repetir Roger Federer e ser o segundo tenista a conquistar dois título no ano.
Na grande final, Medvedev aguarda pelo vencedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o austríaco Dominic Theim.