Principal favorito na chave do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia, o austríaco Dominic Thiem, oitavo do ranking da ATP, superou o oitavo favorito, o local Daniil Medvedev, 35º, e se garantiu na semifinal, onde encara o cabeça 5, Roberto Baustista Agut.
Em uma batalha de 2h06, Thiem sofreu com a torcida contra e o forehand do rival calibradíssimo para fechar o placar em 6/2 3/6 7/6 (7) tendo disparado dez aces contra três de Medevdev, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do austríaco.
A partida foi muito equilibrada, decidida em todos os sets em detalhes táticos com quebras, tendo Thiem dominado a disputa apenas no primeiro set.
Na semifinal, Thiem encara o espanhol Roberto Bautista Agut, 26º e quinto favorito do torneio, que após aposentar o local Mikhail Youzhny dominou o cabeça de chave três, o italiano marco Cecchinato, 22º, e após 1h26 fechar o placar em 7/6 (3) 6/3.
Thiem e Bautista já se enfrentaram três vezes no circuito profissional , sempre em piso rápido como no torneio russo, e que sempre resultou em vitórias do espanhol.