O dia foi da 'Nova Geração' na estreia da disputa do Masters 1000 de Xangai, na China. O jovem grego Stefanos Tsitsipas e o norte-americano Frances Tiafoe estrearam com boas vitórias. Já o espanhol Feliciano López venceu duelo de veteranos.
Em uma dia com a programação cheia de jovens promessas do circuito, o veterano de 36 anos Feliciano López, 34º do ranking da ATP, encarou o croata Ivo Karlovic, 52º, de 38 anos e levou a melhor após 1h29 de partida com o placar de 7/6 (1) 7/6 (6) tendo disparado 11 aces contra 23 do croata, que venceu 87% dos pontos jogados com primeiro serviço diante de aproveitamento de 92% do espanhol, que perdeu apenas dez pontos em seu saque - primeiro e segundo serviço - em toda a partida.
Karlovic e López fizeram o segundo jogo 'mais velho' da história da Era Open, somadas as idades dos competidores, desde 1981.
Na segunda rodada, López aguarda pelo vencedor do duelo entre o norte-americano Jack Sock, cabeça de chave 14, e o qualifier ucraniano Alexandr Dolgopolov.
Promessas
Após furar o torneio qualificatório, Frances Tiafoe, 92º, manteve o ritmo e precisou de 1h13 para superar o francês Benoit Paire, 38º, por um duplo 6/4 tendo convertido um ace contra 16 do francês, que iniciou a partida trocando quebras com o norte-americano, vacilou em game de saque e viu o rival administrar a vantagem.
Na segunda etapa, Tiafoe manteve-se sólido, não foi ameaçado e com quebra crucial no quinto game garantiu a vitória.
Na próxima rodada, Tiafoe aguarda pelo vencedor do duelo entre o décimo favorito da competição, o norte-americano Sam Querrey e o japonês Yuichi Sugita.
Também vindo do quali, o jovem grego Stefanos Tsitsipas, 131º da ATP, de apenas 19 anos encarou 1h15 de partida contra o russo Karen Khachanov, 40º, e levou a melhor por 7/5 6/3 tendo disparado 11 aces contra três do russo, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 91% de aproveitamento do grego que perdeu apenas três pontos com primeiro saque.
Pela primeira vez na carreira garantido na segunda rodada de um Masters 1000, Tsitsipas aguarda pelo vencedor do duelo entre o norte-americano John Isner, cabeça de chave 12, e o qualifier sérvio Dusan Lajovic.