A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou uma lista em que separou as cinco melhores viradas em jogos do circuito este ano. A lista não considerou viradas em jogos do Grand Slam e uma delas entrou para a história.
Confira a lista da ATP e algumas informações dos jogos. A lista será apresentada em ordem decrescente.
5. Jiri Lehecka (CZE) 2x1 Karen Khachanov (RUS) na 2ª Rodada em Dubai (Emirados Árabes Unidos) com placar de 6/7(6) 7/6(5) 6/4
A partida durou 2h53 e teve cinco match-points salvos por Lehecka, que parou uma sequência de cinco jogos invicto de Khachanov, que chegou em Dubai vindo do título do ATP de Doha, no Qatar. Todos os cinco match-points do russo foram no segundo set e no saque de Lehecka.
4. Tommy Paul (EUA) 2x1 Alejandro Tabilo (CHI) 3ª Rodada Masters Xangai (China) placar: 6/7(2) 7/6(6) 6/2
Na partida, que durou 2h43, o chileno chegou a abrir 7/6 (7-2) 5/1 e sacou para o jogo pela primeira vez com 5/2 no placar do segundo set. Com muita luta, o americano foi minando a confiança do chileno, salvou cinco match-points no decorrer dos dois últimos sets e venceu um total de 12 games dos últimos 15 disputados.
3. Jan Lennard Struff (ALE) 2x1 Marin Cilic (CRO) 1ª Rodada ATP Hong Kong placar: 3/6 7/6(4) 7/6(7)
A batalha de 3h06 no segundo dia de competições da temporada 2024 entrou para a história como a segunda partida com mais match-points salvos. Ao todo, o alemão que iniciava sua temporada após um período lutando com lesões, salvou nada menos que 9 match-points diante do ex-top 10.
A partida chamou a atenção de vez para o re-estreante torneio do calendário ATP. Hong Kong voltou ao circuito pela primeira vez desde 1998, o que levou os amantes de tênis da ilha asiática a encher as tribunas.
2. Frances Tiafoe (EUA) 2x1 Holger Rune (DIN) Semifinal do Masters de Cincinnati (Estados Unidos) com placar: 4/6 6/1 7/6(4)
A partida menos longa da lista da ATP, com 2h06 de duelo, foi marcada por um game maluco por parte de Tiafoe no 3º set, quando perdia de 5/2 e acertou bolas na linha. Ao todo, o americano salvou quatro match-points, dois deles com 5/4 contra no placar.
“Aquele último set foi uma loucura”, disse Tiafoe logo após aquela partida. “Tive muita sorte lá. Tive algumas cordas de rede, mas também lutei. Competi muito duro e me coloquei em posição”.
1. Jordan Thompson (AUS) 2x1 Alex Michelsen (EUA) Quartas de final no ATP de Los Cabos (México) com placar de: 0/6 7/6(1) 7/5
A batalha de 2h38 foi o impulso que o australiano precisava para chegar à final. Eleita a melhor virada do ano, o jogo foi marcado por um domínio completo de Michelsen que chegou a ter 6/0 4/2 no placar e saque. Ao todo, o australiano salvou sete match-points.
“Essa é provavelmente uma das melhore viradas que já tive na vida, e [foi] nas quartas de final de um evento do circuito. Eu estava dizendo a mim mesmo que literalmente não estava na frente até 6/5 no terceiro set. Então, muito tempo atrás", declarou ele após a partida.
Thompson, que chegou a anunciar que se aposentaria em janeiro deste ano no Australian Open e desistiu, viveu a melhor temporada de sua carreira aos 30 anos e em agosto tornou-se o quarto tenista da história a alcançar o top 30 da ATP pela primeira vez na carreira com 30 anos ou mais.