O norte-americano Learner Tien, 122° da ATP, está na semifinal do NextGen Finals de Jeddah, na Arábia Saudita, após vencer o francês Arthur Fils, 20°, e se garantir na segunda colocação do Grupo Azul na disputa.
Vindo de uma derrota acachapante diante do brasileiro João Fonseca, Tien precisou de 1h45 para fechar o placar em 4/2 4/2 3/4 (4-7) 4/3 (7-5) tendo convertido seis aces a nove de Fils, que cometeu 31 erros não-forçados a 16 do americano, que disparou 20 bolas vencedoras a 28 do francês.
Aos 19 anos, Tien coroa sua grande temporada em que conquistou cinco títulos ITF e dois em nível Challenger e uma escalada de ranking de mais de 300 posições com a semifinal em Jeddah.
"Eu achei que joguei muito bem hoje. Foi ótimo me recuperar e ter uma boa partida depois de ser superado pelo João ontem. Então foi ótimo vir aqui e jogar um bom tênis. Achei que mantive meu nível muito bem do começo ao fim. Estou muito feliz com a forma como joguei", declarou ele após a maior vitória de sua carreira em termos de ranking do adversário.
Na luta por vaga na grande final, Tien encara o compatriota Alex Michelsen, 41° da ATP, líder do grupo B com duas vitórias e uma vitória por W.O com a desistência por lesão do chinês Juncheng Shang.
"Obviamente um pouco engraçado vê-lo lá (no box)", declarou Tien que viu o amigo e próximo rival Michelsen torcer por ele contra Fils. "Mesmo que tenhamos estado nos camarotes um do outro algumas vezes nos últimos dois anos. Mas vê-lo ali é sempre engraçado", seguiu ele rindo.
"Nós dois sabíamos que poderíamos jogar um contra o outro se eu ganhasse. Temos treinado juntos provavelmente muito no último mês, especialmente. Eu disse a ele que tinha um pressentimento de que jogaríamos aqui por algum motivo, e acabou dando certo dessa forma. Mas acho que não jogamos há alguns anos, então, obviamente, estou muito animado para ir lá e jogar contra alguém que conheço muito bem", pontuou ele sobre o companheiro de circuito juvenil.
Tendo perdido apenas 13 partidas em todo 2024, Tien foi questionado sobre como manteve a consistência e afirmou: "Eu apenas tento abordar cada partida como uma partida separada. Não tento pensar nas partidas que ganhei ou perdi. Obviamente, tirando a confiança das que ganhei e tendo memória de curto prazo com as derrotas. Honestamente, apenas abordando cada partida como uma partida própria e não prestando muita atenção ao meu histórico e coisas assim", finalizou.