Três anos após disputar sua última final de torneio ATP no Rio de Janeiro e ser derrotado pelo espanhol Rafael Nadal, o ucraniano Alexandr Dolgopolov volta a encontrar seu caminho no saibro sul-americano e está na final em Buenos Aires, na Argentina.
O ucraniano, 66º do ranking da ATP, surpreendeu o quarto favorito ao título portenho, o espanhol Pablo Carreño Busta, 25º da ATP, e após 1h08 fechou o placar em 7/5 6/2 tendo disparado 10 aces contra um do espanhol, que venceu 63% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 81% de aproveitamento de Dolgopolov.
O primeiro set foi muito disputado, com os dois tenistas sacando firme, encaixando bem o primeiro serviço e buscando definir rapidamente os pontos. Dolgopolov conquistou a quebra de saque no terceiro game, viu o rival devolver e apertar a partida, mas voltou a quebrar o saque em um erro do espanhol e sacou fechando o primeiro set.
Na segunda etapa, Carreño Busta apresentou falhas com seu seu saque trabalhou mais com segundo serviço e inseguro foi quebrado duas vezes e sequer ameaçou o ucraniano.
Dolgopolov volta à final de um torneio ATP após três anos e buscará em Buenos Aires seu primeiro título no saibro sul-americano e o terceiro da carreira. Caso vença Buenos Aires, será o primeiro título do ucraniano em cinco anos. Sua última conquista foi no piso rápido de Washington em 2012.
A definição do adversário do ucraniano na grande final sairá do duelo entre o japonês Kei Nishikori e o favorito local, Carlos Berlocq.