Thiago Monteiro, número 84 do mundo, começou muito bem, dominando a partida, mas levou a virada do experiente Carlos Berlocq, 77º colocado, e foi eliminado nas quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, evento da gira sul-americana no saibro.
O atleta da Tennis Route, número dois do país, caiu por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 6/2 6/3 após 1h59min na última partida do dia na quadra central do Lawn Tennis Club na capital argentina.
Esta foi a terceira vez que o cearense de Fortaleza fez quartas de final na carreira e ele ainda segue sem superar esta barreira. Ano passado fez quartas em São Paulo e Gstaad, na Suíça.
Berlocq manteve a confiança após bater David Ferrer, 27º e ex-top 3, e vai enfrentar o quinto do ranking, o japonês Kei Nishikori, principal favorito.
O jogo
O brasileiro foi dominador no primeiro set, teve chances de quebra logo no segundo game, rompeu no quarto, abriu 4/1 e foi sustentando o serviço sem ser incomodado até fechar por 6/3, muito agressivo.
No segundo set Berlocq passou a servir melhor, encaixou aces seguidos. Thiago teve uma chance bem salva pelo rival no 2/2 e no game seguinte jogou mal, errou demais, o adversário ganhou confiança e sua cabeça foi embora. Berlocq marcou 6/2.
Na terceira etapa Berlocq quebrou e fez 4/1, Thiago recuperou com belo game e winner de backhand para 3/4, mas voltou a não ir bem, errou tudo no seguinte e Charly controlou bem o saque para definir por 6/3.