X

Após seis meses de suspensão, Zanellato prova inocência e é liberado para jogar

Quinta, 20 de fevereiro 2025 às 12:58:39 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Após mais de seis meses suspenso provisoriamente, a ITIA, Agência de Integridade do Tênis, liberou Nicolas Zanellato para voltar a jogar após o atleta provar sua inocência.



Leia Mais:

Advogado de Sinner di que Nº 1 não foi favorecido

Djokovic diz que Sinner foi beneficiado

Entre em nosso canal do Whatsapp!

O órgão explicou que o tenista "forneceu evidências para satisfazer a ITIA de que sua amostra positiva para a substância proibida boldenona veio como resultado do consumo de carne contaminada na Colômbia", começou dizendo o comunicado.

"Após uma investigação, que incluiu entrevistas, revisão de documentação detalhada e aconselhamento de cientistas independentes aprovados pela WADA, a ITIA concluiu que Zanellato não teve culpa ou negligência por sua violação da regra antidoping."

O paulista que foi 458 do mundo estava suspenso desde o dia 12 de agosto e foi pego no dia 25 de junho durante o challenger de Ibagué, na Colômbia.

"A amostra foi dividida em amostras A e B e a análise subsequente descobriu que a amostra A continha boldenona em uma concentração estimada de 5,1 ng/mL, o que é proibido pelo Programa Antidoping de Tênis, na categoria de Agentes Anabolizantes (seção S1 [1.1] da Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping de 2024). A boldenona é uma substância não especificada, e Zanellato não possuía uma TUE válida para a substância. A análise da amostra B confirmou a descoberta na amostra A.

Zanellato foi suspenso provisoriamente desde 12 de agosto de 2024, tendo apelado sem sucesso de sua imposição perante um presidente de tribunal independente em 22 de agosto de 2024.

Desde então, Zanellato posteriormente obteve mais evidências e documentação em apoio ao seu caso – que incluía recibos detalhados e informações sobre a origem da carne consumida durante uma série de visitas a um restaurante independente fora do ambiente do torneio. A ITIA conduziu sua própria investigação paralela sobre as circunstâncias, e a explicação foi verificada como plausível por especialistas científicos independentes.

Seguindo precedentes em casos recentes semelhantes de outros esportes em conformidade com o Código Mundial Antidoping, a ITIA emitiu uma decisão de Sem Culpa ou Negligência em 18 de fevereiro de 2025. Zanellato está livre para retornar a jogar a partir da data da decisão por escrito.", segue o comunicado.

teninews.com.br
br.jooble.org