A campeã Olímpica Qinwen Zheng, 7ª da WTA, dominou a italiana Jasmine Paolini, 4ª, e tornou-se, aos 22 anos, a mais jovem tenista a se classificar à semifinal do WTA Finals desde a tcheca Petra Kvitova em 2011, que à época tinha 21 anos.
Crédito: Jimmie48
Entre em nosso canal no Whatsapp - Siga-nos no Bluesky
Jogando com muita confiança nas quadras de Riad, na Arábia Saudita, Zheng segue não sentindo o peso de disputar o torneio que reúne as oito melhores da temporada e precisou de 1h07 para fechar o placar contra Paolini em um duplo 6/1.
No jogo, Zheng disparou os 12 aces, 24 bolas vencedoras a seis da italiana vice-campeã de Roland Garros e Wimbledon, que cometeu a única dupla-falta do jogo e marcou 22 erros não-forçados a 14 da chinesa.
Com duas vitórias e uma derrota, Zheng é a segunda classificada do grupo Roxo, atrás da número 1 do mundo Aryna Sabalenka, que joga ainda hoje e pode ampliar a liderança do grupo para 3 vitórias. Zheng terminará mesmo como segunda colocada do grupo, poque o principal critério de desempate é o confronto direto, após número de sets vencidos, e Sabalenka lidera nos dois critérios.
Jogando sua sétima semifinal em nível WTA da temporada, Zheng aguarda a definição do grupo Laranja, que até o momento é liderado pela americana Coco Gauff e tem ainda a tcheca Barbora Krejcikova e a polonesa Iga Swiatek na briga. Zheng enfentará a primeira colocada deste grupo.
Na luta pela final, Zheng busca repetir ao menos o feito de Na Li, ex-top 2, que foi vice-camepã do WTA Finals em 2014 quando foi derrotada pela norte-americana Serena Williams.