A campeã Olímpica Qinwen Zheng, 7ª da WTA, segue escrevendo seu nome na história do tênis de seu país e ao superar a campeã de Wimbledon, a tcheca Barbora Krejcikova, 13ª, se garantiu na grande final do WTA Finals de Riad.
Embalada pela sua melhor temporada da carreira, Zheng batalhou por 1h40 para fechar o placar em 6/3 7/5 tendo disparado nove aces a um da tcheca, que cometeu 34 erros não-forçados a 26 da chinesa, que disparou 22 bolas vencedoras a 13 de Krejcikova.
Para alcançar sua 50ª vitória na temporada 2024 e tornar-se a primeira tenista, entre homens e mulheres chineses, a alcançar este feito Zheng teve um início de jogo agressivo, buscando evitar que a tcheca controlasse os pontos em seus games de saque a assim abriu 3/0 com quebra no 2º etapa buscando as paralelas. O jogo seguiu com Zheng mantendo a dianteira no placar e evitando alongar trocas.
Apesar da vitória na primeira etapa, a chinesa não teve vida tão fácil em todo o jogo e mesmo abrindo um novo 3/0, desta vez com duas quebras de vantagem, ela acabou perdendo quatro games em sequência, com Krejcikova empatando a segunda parcial no sexto game trabalhando bem do fundo de quadra. A partida foi definida com quebra providencial ao 11º game, com a chinesa buscando a rede. Zheng ainda precisou salvar breakpoint enquanto sacava para a partida.
Na grande final, Zheng busca se tornar a primeira chinesa campeã do WTA Finals e aguarda pela vencedora do duelo entre a bielorrussa Aryna Sabalenka e a americana Coco Gauff.
“É tão especial. Este é meu primeiro WTA Finals, e agora estou na final. É inacreditável. Ela é uma jogadora muito boa. Fizemos uma boa partida. Não sei o que aconteceu quando eu estava liderando por 3/0 no segundo set, mas fico feliz com a vitória", declarou ela na entrevista em quadra. Carismática, Zheng aproveitou para agradecer o apoio do público saudita.
Qinwen Zheng é a segunda chinesa da história a alcançar a final do WTA Finals. Em 2014, Na Li foi a vice-campeã do evento ao ser derrotada pela americana Serena Williams.