A Associação das Tenistas Profissionais (WTA) divulgou nesta quarta-feira novos vencedores de categorias da premiação anual. As categorias anunciadas foram escolhidas por votação entre as próprias atletas.
A tunisiana Ons Jabeur tornou-se a primeira tenista a vencer por duas temporadas seguidas os dois prêmios dedicados às atletas que promovem uma melhor relação no circuito entre as próprias jogadoras.
O antigo prêmio 'Fair Play' recebe o nome da australiana Karen Krantzcke e busca reconhecer "à maneira graciosa e atenciosa, além do apoio ao jogo limpo e respeito pelos outros dentro e fora da quadra". Já o prêmio que recebe o nome da americana Peachy Kellmeyer, busca reconhecer o trabalho dedicado por uma atleta por "seu excelente apoio aos suas companheiras jogadoras, bem como outras iniciativas em nome da comunidade".
As duas premiações foram novamente dadas a Jabeur, que as conquistou em 2023.
Além dos prêmios a tunisiana, a WTA divulgou que a número 1 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, conquistou o prêmio que busca reconhecer o "trabalho e dedicação em promover o tênis feminino para fãs, mídia e comunidades locais ao participar de atividades promocionais e beneficentes fora da quadra". Esta premiação recebe o nome do ex-CEO da WTA, Jerry Diamond.
Por fim, o italiano Renzo Furlan foi eleito o 'Treinador do Ano'. Furlan é o treinador da italiana Jasmine Paolini, que viveu o melhor ano de sua carreira, abrindo o ano entre do top 30 e fechando no top 5, somando finais em Roland Garros e Wimbledon em simples e o Ouro Olímpico em Paris nas duplas ao lado da veterana Sara Errani.