O italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, superou os problemas fora de quadra e conquistou o título do Masters 1000 de Xangai, na China.
Na decisão, Sinner bateu o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3. O italiano ganhou o 7º título na temporada, o 17º na carreira, e confirmou a vantagem na liderança do ranking da ATP.
Apesar da boa fase em quadra, Sinner vive com a possibilidade de ser suspenso por até dois anos pela WADA (Agência Mundial Antidoping). A entidade recorreu da decisão de inocentar o italiano pela presença do esteroide anabolizante clostebol.
Em entrevista após o título em Xangai, o italiano contou como deixou a situação do doping fora das quadras para ter uma semana perfeita.
“As pessoas acham que ao vencer, ou ter sucesso, não terão problemas, mas isso não é verdade, sabe, porque estou na situação em que estou, obviamente, não é confortável, e eu queria não estar nessa posição em que estou agora fora da quadra, jogando mais livremente na quadra, e tentando até aproveitar um pouco mais. Mas, você sabe, você tem que aceitar isso. Eu sinto que sou forte quando entro na quadra, tento não pensar nisso, e tento manter o foco em tudo que faço, e dou cem por cento em cada partida ou treino, ou quando acordo, tento me concentrar em cada coisa que eu do. Mas então, é claro, tenho momentos em que penso sobre isso, o que não é confortável, e não é a melhor parte”, disse.