Aos 33 anos e 11 meses, o alemão Jan Lennard Struff, 28º da ATP, tornou-se o terceiro mais velho da história a vencer seu primeiro torneio em nível ATP, ao controlar o norte-americano Taylor Fritz, 15º, na grande final do ATP 250 de Munique, na Alemanha.
Struff entou em quadra confiante, vindo de rodada dupla no sábado, com vitória sobre o canadense Felix Auger Aliassime pelas quartas de final e um atropelo de 45 minutos sobre o dinamarquês Holger Rune pela semifinal.
Neste domingo, contando com o apoio do público encarou 1h20 de duelo para superar Fritz em 7/5 6/3 tendo convertido dois aces a oito do americano, que venceu 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 79% de aproveitamento do alemão.
Com o jogo sólido, Stuff é o mais velho estreante campeão de ATP atrás apenas do italiano Paolo Lorenzi, campeão em Kitzbuhel 2016 e do dominicano Victor Estrella Burgos campeão no extinto ATP de Quito em 2015.
“É inacreditável e conseguir isso em casa é simplesmente incrível", disse Struff na entrevista em quadra. "Esperei tanto tempo por isso. Tenho 33 anos e estou há muito no circuito. É incrível viver e sentir isso aqui na Alemanha", completou.
Os dados de campeões históricos da ATP começaram a ser registados em 1990.