Exatamente uma semana após conseguir fugir da guerra n Ucrânia numa rota de fuga por barco, a jovem Dayana Yastremska, 140ª da WTA, superou a italiana Jasmine Paolini, 48ª, e está na semifinal do WTA 250 de Lyon, na França.
Jogando com convite da organização, Yastremska segue o sonho de vencer o torneio que lhe abrigou e dedicar a vitória a seu país. Assim, batalhou por 1h43 para fechar o placar em 6/4 7/6 (3) tendo convertido os dois aces da partida e cometido quatro duplas-faltas contra três de Paolini, que venceu 70% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento da ucraniana.
A partida foi desde o começo bastante brigada, com pontos longos e bastante força tática. Yastremska conseguiu a primeira quebra em erro da italiana no 5º game, não conseguiu sustentar o saque, mas voltou a romper o saque de Paolino no 7º game, abriu 5/3 e administrou.
Na segunda etapa, Yastremska teve um início menos errático, chegou a abrir 4/2 ao trocar quebras com a italiana entre o 3º e 5º games. Paolini reagiu forçando a devolução conquistou nova quebra no 8º game, igualou o placar e trocou quebras em erros com a ucraniana entre o 10º e 11º games. Assim, a disputa foi para o tiebreak, onde Yastremska abriu 5/1 firme na devolução e precisou de três match-points para confirmar a vitória.
Yastremska aguarda pela vencedora do duelo entre a segunda favorita do torneio, a romena Sorana Cirstea e a húngara Anna Bondar.