O carioca João Fonseca teve sua queda no ranking Next Gen Finals confirmada na atualização feita pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Posição ameaça participação no Finals em Jeddah.
Fonseca, número 3 do Brasil e 145º do mundo, perdeu uma posição no ranking específica da Next Gen [categoria de tenistas profissionais abaixo dos 21 anos], que dá uma vaga na disputa do Next Gen Finals de Jeddah, na Arábia Saudita, torneio que reúne os oito melhores do ano na categoria.
O brasileiro de 18 anos figura agora como 8º no ranking, atrás do americano Nishesh Basavareddy (7º), do francês Luca Van Assche (6º), do americano Learner Tien (5º), do chinês Juncheng Shang (4º), do tcheco Jakub Mensik (3º), do americano Alex Michelsen (2º) e do francês Arthur Fils (1º).
Pelas regras do torneio, os sete primeiros do ranking Next Gen ao fim do ano estão automaticamente classificados ao Finals. A oitava posição pode entrar na chave principal, caso a organização em Jeddah não distribua um convite.
Entretanto, o brasileiro conta ainda com a ameaça do tenista de Hong Kong, Coleman Wong, que é o 10º no ranking mas nesta semana disputa o Challenger japonês de Yokkaichi e pode somar pontos para desbancar Fonseca. O mesmo acontece com o português Henrique Rocha, 11º do ranking Next Gen, que joga nesta semana o tradicional Challenger da Maia, no norte de Portugal.
Wong e Rocha estão, respectivamente, nas oitavas de final dos torneios que disputam.
João Fonseca tenta ser o primeiro brasileiro a disputa o ATP Next Gen Finals, que teve sua primeira edição em 2017.