Tradicionais torneios do tênis infantojuvenil, o Brasil Juniors Cup e o Banana Bowl irão receber os melhores atletas juvenis do planeta para duas semanas de tênis em alto nível. A partir deste sábado (12), Porto Alegre (RS) se torna a capital do esporte com o início do qualifying do Brasil Juniors Cup, que será realizado na Associação Leopoldina Juvenil (ALJ) e na Sogipa. Depois será a vez de Criciúma (SC) receber os talentos do tênis, a partir do dia 19, no Mampituba.
O Brasil Juniors Cup terá como destaques nas chaves masculina e feminina os peruanos Gonzalo Bueno (7º do ranking mundial) e Ignacio Buse (11º), além das canadenses Keyla Cross (18ª) e Victoria Mboko (22ª). Ao todo, serão 10 tenistas que fazem parte do top 30 mundial - 5 no masculino e 5 no feminino. O BJC tem grau de pontuação J1 no ranking, sendo um dos torneios que mais pontua no calendário.
Com grau de pontuação JA (abaixo apenas dos Grand Slams da categoria), o Banana Bowl será reforçado com a presença do paraguaio Adolfo Vallejo, quarto melhor do mundo no ranking. Nos dois torneios, a paulista Ana Candiotto (121ª) é a representante brasileira nas chaves principais, com outros 15 atletas do país buscando vagas através dos qualifyings.
Além da categoria 18 anos, que vale pontos para o ranking mundial da ITF, tanto o Brasil Juniors Cup quanto o Banana Bowl terão disputas nas categorias 16 e 14 anos, pontuando para o ranking sul-americano da Cosat, e terão a presença dos melhores atletas do continente. A categoria 12 anos será disputada apenas por brasileiros, valendo pontos no ranking nacional da CBT. Haverá também a disputa do Tennis Kids.
O Brasil Juniors Cup é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB - Banco de Brasília, W.A Sport, Grupo La Pastina, Wilson, Cotiza Urbanismo e Prefeitura de Porto Alegre. Apoio da Federação Gaúcha de Tênis.
Lista dos atletas top-30 inscritos nas categorias 18 anos
Masculino
*Adolfo Vallejo (Paraguai) - 4º
Gonzalo Bueno (Peru) - 7º
Ignacio Buse (Peru) - 11º
Peter Privara (Eslováquia) - 22º
Lautaro Midon (Argentina) - 23º
Cooper William (Estados Unidos) - 30º
Feminino
Keyla Cross (Canadá) - 18º
Victoria Mboko (Canadá) - 22º
Nikola Daubnerova (Eslováquia) - 27º
Qavia Lopez (Estados Unidos) - 29º
Luca Udvardy (Hungria) - 30º
*Inscrito somente no Banana Bowl