Com uma atmosfera digna de Copa Davis, o austríaco Dominic Thiem, terceiro da ATP, conseguiu uma virada heroica sobre o australiano Nick Kyrgios, 47º, e se garantiu nas 8ªs de final do Australian Open, onde encara o búlgaro Grigor Dimitrov.
Com teto fechado na John Cain Arena, Thiem lutou por 3h21 para fechar o placar em 4/6 4/6 6/3 6/4 6/4 tendo convertido 14 aces contra 25 do australiano, que cometeu 47 erros não-forçados contra 25 do austríaco, que disparou 57 bolas vencedoras contra 52 de Kyrgios.
Dominic Thiem encara nas oitavas de final o búlgaro Grigor Dimitrov, 21º, que viu o espanhol Pablo Carreño Busta, 16º, a desistir da partida com lesão e placar de 6/1 1/0 para o búlgaro.
Dimitrov e Thiem se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional e o búlgaro levou a melhor em três dos confrontos.
O jogo
Os dois primeiros sets foram marcados por uma atuação iluminada do australiano, que sacando muito bem, não deixou Thiem fazer seu jogo de linha de base, evitou trocar muitas bolas e confiante, com torcida ao seu lado, fechou a segunda etapa com um ace de saque por baixo.
As coisas começaram a se complicar para Kyrgios na terceira etapa, em que abriu com duas chances de quebra, viu Thiem lutar para sobreviver e na sequência pressionar, para desestabilizar o australiano, com quebra no segundo game e dali em diante venceu oito games consecutivos com seu saque de 0, somando 24 pontos consecutivos. A quebra do quarto set chegou em uma bela passada com forehand no nono game e o austríaco sacou para o set.
Assim, Thiem abriu o game 'ganhando' um ponto de Kyrgios, que sofreu o 'penalty point' após tomar uma segunda advertência na partida, teve dois breakpoints, mas não os converteu e precisou de ir ao quinto set.
Com o drama cada vez maior, com Kyrgios muito nervoso em quadra e a torcida pressionando o austríaco, o set decisivo iniciou após uma ida dos dois atletas aos vestiários. A disputa foi equilibrada até o sétimo game, onde Thiem alcançou a quebra trabalhando com forehand cruzado e administrou fechando a partida com belíssimo backhand na paralela.
Mais em breve