O italiano Matteo Berrettini, 10º da ATP, teve mais trabalho que o esperado diante do qualifier tcheco Tomas Machac, 199º, mas venceu em quatro sets e na terceira rodada do Australian Open encara o russo Karen Khachanov, 20º, que venceu Ricardas Berankis, 73º.
Berrettini precisou de 2h39 para fechar o placar em 6/3 6/2 4/6 6/3 tendo disparado 19 aces contra nove de Machac, que cometeu o mesmo número de duplas faltas do rival, duas, e 50 erros não-forçados contra 47 do italiano, que disparou 48 bolas vencedoras contra 31 do tcheco.
Após a partida, em entrevista coletiva, Berrettini analisou Machac: "Sendo honesto eu nunca tinha o visto antes, em nenhum lugar, e claro que meu treinador e eu buscamos informações para nos preparar para este hoje. Entrei ciente de que ele é um grande sacador, no estilo de (Kevin) Anderson, mas ele tem um backhand muito bom e eu precisei botar meu jogo em quadra e usar minhas armas, tive de lutar bastante contra ele, é um bom jogador".
A ida à terceira rodada do Australian Open já é a melhor campanha do italiano nas quadras de Melbourne Park e ali, ele encara o russo ex-top 10, Karen Khachanov, que precisou de 1h57 para superar Ricardas Berankis em 6/2 6/4 6/4 tendo disparado 12 aces contra quatro do lituano, que cometeu 54 erros não-forçados contra 21 do russo, que disparou 31 bolas vencedoras contra 29 de Berankis.
Berrettini e Khachanov já se enfrentaram três vezes no circuito profissional, todas vencidas pelo italiano. Este será o primeiro encontro entre eles na chave de um Grand Slam.
Sobre o confronto, Berrettini disse aos jornalistas : "Eu o conheço bem, como ele me conhece bem, temos a mesma idade. Será uma daquelas partidas difíceis, é um Grand Slam e ele é um jogador muito bom. Mas é isso, terceira rodada de Grand Slam, não tem jogo fácil. Mas como disse em quadra, eu me senti bem em quadra hoje e esta vitória me deu bastante confiança".