O italiano Matteo Berrettini foi anunciado como o mais novo agenciado pela gigante do marketing esportivo, IMG. O anuncio foi feito dois dias após o Fundo Público de Investimentos da Arábia Saudita divulgar que Berrettini é seu novo embaixador.
O Fundo Publico saudita (PIF) tem investido em contratar nomes de destaque global nos esportes como uma formar de divulgar os investimentos do país em modalidades esportivas. Berrettini é o segundo tenista a firmar acordo com o PIF, o primeiro foi o espanhol Rafael Nadal anunciado em janeiro deste ano. Ambos são "embaixadores" do tênis saudita.
“Acho que é algo que vai além do tênis e não apenas da minha carreira no tênis, mas torna o tênis e outros esportes maiores, melhores e mais acessíveis a todas as pessoas ao redor do mundo", disse o italiano em vídeo divulgado pelo PIF.
"Como embaixador do PIF, uma das minhas funções é inspirar a próxima geração, os jovens, as crianças. Junto com o PIF, serei capaz de fazer isso e esta é uma das melhores coisas que posso fazer", completou.
Os valores envolvendo o acordo ente sauditas e Berrettini não foi divulgado, mas especula-se esta na casa das dezenas de milhares de dólares anualmente. O prazo definido do contrato também não foi divulgado.
O acordo é o primeiro assinado por Berrettini desde que passou a ser agenciado pela IMG. O anuncio da representação foi feita apenas nesta semana, mas já consta de meses de negociação e acerto.
We are excited to announce we have signed Matteo Berrettini! Matteo has won 10 ATP Tour singles titles and has reached the semifinals at both the US Open and Australian Open and the finals at Wimbledon. Matteo will also be represented by IMG Models. Welcome to the family, Matteo! pic.twitter.com/HhWMpdqEmS
— IMG Tennis (@IMGTennis) December 10, 2024
Vale destacar que organizações de direitos humanos, em especial feministas e de proteção a pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, acusam a ditadura monárquica da Arábia Saudita de utilizar os contratos com atletas e eventos esportivos como uma forma de "limpar a imagem" do país.
Com informações de agências