O italiano Matteo Berrettini, ex-top 6 e atual 34º, gravou em vídeo uma emocionante e amorosa carta dedicada ao tênis. O vídeo, promovido pela Tennis TV, traz registros de família com seu irmão, o também tenista Jacopo, e imagens de sua carreira.
Confira a tradução da carta de Berettini:
"Eu senti que você era o amor da minha vida. Você foi desafiador e ainda é desafiador, mas provavelmente é por isso que gosto tanto de você.
Querido tênis, toda minha família nos apresentou. Foi algo que correu em nosso sangue. A primeira coisa que fizeram foi me dar uma raquete de tênis quando eu tinha três anos e lembro que não gostei, então parei de jogar. Voltei a jogar aos oito anos porque meu irmão, que é mais novo que eu, me disse para voltar porque poderia ser divertido.
Meu irmão sempre escolheu Djokovic, eu sempre escolhi Roger e brincávamos horas, em casa, com balões, com raquetes pequenas ou com raquetes grandes, não importava. Estávamos apenas nos divertindo. Não começamos da maneira certa, mas felizmente conseguimos mudar isso e agora gosto de você, plenamente. Desde então você faz parte da minha vida.
Em 2017, em Roma, meu torneio em casa, perdi gravemente para o Fabio Fognini, ele me aniquilou. Você me bateu forte nesse caso, mas ao mesmo tempo eu senti tantas emoções e tantos sentimentos bons que queria sentir de novo, queria tentar melhorar de novo. O resto é história.
Você me ensinou essas coisas da maneira mais difícil às vezes, mas é por isso que estou aqui. Acho que tudo de ruim, se é que podemos chamar de ruim, que aconteceu, valeu muito a pena porque então me trouxe aqui para desfrutar de você, da sua plenitude. Ganhei vários títulos, cheguei à final de um Grand Slam, joguei ATP Finals em Londres e Turim. Você me ensinou a ser resiliente, a continuar lutando, a confiar nas pessoas com quem trabalha. Para mim não se trata apenas de desporto, mas também de oportunidade de conhecer pessoas, de criar amigos, quase família. Tive a sorte de conhecer pessoas que mudaram minha vida dentro e fora das quadras.
Acho que depois de todos esses anos conheço você muito bem, então seria ótimo ver o que o futuro reserva. Com amor, Matteo."
"I felt like you were the love of my life" ♥️
— ATP Tour (@atptour) December 10, 2024
This is @MattBerrettini's love letter to tennis 💌 pic.twitter.com/nvAPRoATv3