O italiano Matteo Berrettini, 10º da ATP, teve uma grande estreia no Australian Open ao superar o sul-africano Kevin Anderson, ex-top 5 e atual 81º, e segue sem perder em estreias do Grand Slam com sete participações. Fabio Fognini dominou Pierre Hugues Herbert.
Berrettini encarou uma batalha de 2h23 contra o sul-africano vice-campeão do US Open 2017 e de Wimbledon 2018, para vencer em 7/6 (9) 7/5 6/3 tendo convertido 14 aces contra 18 de Anderson, que disparou 36 bolas vencedoras contra 45 do italiano, que cometeu 15 erros não-forçados contra 29 do sul-africano, que cometeu duas duplas-faltas contra uma de Berrettini.
O italiano encontrou Anderson sólido na partida variando entre definição na segunda bola com propostas de trocas longas, enquanto Berrettini buscou angular os golpes e tentar cortar o ritmo das disputas com drop-shots e voleios. O primeiro set durou 1h01 e nele o italiano precisou salvar oito setpoints. Confiante com a performance, seguiu firme, buscando ser agressivo e fechou a segunda parcial em um ponto curioso, no qual a bola bateu na fita da rede e o italiano pediu desculpas e comemorou ao mesmo tempo (vídeo abaixo). Na terceira etapa, Anderson cometeu erro e acabou quebrado no oitavo game e o italiano sacou confiante.
Em entrevista em quadra após a vitória, Berrettini confessou: "Eu sabia que ele era um grande adversário e ele sacou tão bem que em dados momentos eu nem vi a bola. Por sorte, eu também pude sacar bem".
Na próxima rodada, Berrettini encara o qualifier tcheco Tomas Machac, 199º, que viu o qualifier espanhol Mario Vilella desistir da partida com lesão nas costas. O tcheco vencia 6/7 (5) 7/5 6/0 3/0.
Berrettini e Machac nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Sorry not sorry.😬@MattBerrettini takes set 2 from Anderson 7-5.#AusOpen pic.twitter.com/FL09Ewn7zv
— Tennis Channel (@TennisChannel) February 9, 2021
Fognini domina Herbert em 1ª vitória em Grand Slam desde Australian Open 2020
O italiano Fabio Fognini, 17º da ATP, voltou a se reencontrar com as vitórias na chave de torneios do Grand Slam, após dominar por completo o francês Pierre Hugues Herbert, 84º, na estreia do Australian Open 2021. A última vitória do italiano neste tipo de torneio havia sido justamente na Austrália, pela terceira rodada em 2020. De lá pracá, o tenista se submeteu a uma cirurgia no pé e tentou retornar em Roland Garros, sem sucesso.
Vindo embalado pelo vice-campeonato da Itália na ATP Cup, Fognini precisou de 1h54 para fechara partida em 6/4 6/2 6/3 tendo convertido dois aces contra nove do francês, que cometeu 46 erros não-forçados contra 28 do italiano, que disparou 16 bolas vencedoras contra 19 de Herbert.
Na próxima rodada, Fognini encara o compatriota Salvatore Caruso, que venceu o qualifier suíço Henri Laaksonen em 6/2 6/4 6/3.