Thiago Monteiro, que nesta segunda-feira igualou seu melhor ranking com o 74º lugar, estreou com vitória na noite desta segunda-feira, tarde de terça em Melbourne, na Austrália, e garantiu sua primeira vitória na carreira no Australian Open.
Leia Mais:
Monteiro iguala melhor ranking
Veja os melhores momentos da partida!
O cearense superou o eslovaco Andrej Martin, 102º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (8/6) 6/1 6/2 após 1h52min de partida na quadra 10 de Melbourne Park.
Esta é a terceira vez do brasileiro na chave principal do primeiro Major do ano e sua primeira vitória. Nas participações anteriores caiu para John Isner e Jo-Wilfried Tsonga.
Semifinalista na última semana no torneio Great Ocean, em Melbourne, primeira semi no piso duro na carreira, o brasileiro vai buscar vaga na terceira fase e terá pela frente o confiante russo Andrey Rublev, oitavo colocado, que derrotou o alemão Yannick Hanfmann, 101º, por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 6/4 após 1h42min. Monteiro derrotou Rublev no único encontro entre os dois no quali do ATP de Munique, na Alemanha, no saibro, em 2019. Rublev venceu todos os jogos da ATP Cup do título da Rússia na última semana e foi o maior vitorioso de 2020 somando cinco títulos.
Esta foi apenas a quinta vitória em 15 jogos de Monteiro em Slams. O melhor resultado veio em Roland Garros ano passado com a terceira rodada.
O jogo
O cearense teve dominado o primeiro set com 5/3 e saque para a parcial, mas perdeu 13 pontos seguidos. O duelo foi ao tie-break, Monteiro abriu 4 a 2, mas Martin virou para 6 a 4. Thiago foi firme, se safou no segundo após longa troca e fechou por 8 a 6.
Os dois sets seguintes ele mostrou confiança quebrando o rival duas vezes em cada para liquidar a fatura.