O russo Andrey Rublev, sexto da ATP, teve dificuldades, mas conseguiu superar o paranaense Thiago Seyboth Wild, 68º, na estreia do US Open e aguarda por definição de adversário. Wild deverá perder o posto de número 1 do Brasil.
Atual campeã, a norte-americana Coco Gauff, número 3 do mundo, estreou sem nenhuma dificuldade no US Open.
Vice-campeão do US Open 2022, o norueguês Casper Ruud, 8º da ATP, teve uma grande estreia diante do qualifier chines Yunchaokete Bu, 123º da ATP, na estreia da competição. Ruud aguarda pelo vencedor do duelo entre Gale Monfils e Diego Schwartzman.
Campeão do US Open 2020, o austríaco Dominic Thiem, ex-top 3 e atual 210º, se despediu do Slam nova-iorquino com uma derrota para o local Ben Shelton, 13º, com placar de 6/4 6/3 6/2. Thiem foi homenageado pela organização do torneio.
O alemão Alexander Zverev, número 4 do mundo, levou um susto, mas está classificado para a segunda rodada do US Open, o último Grand Slam da temporada.
A chinesa Quinwen Zheng, atual campeã olímpica, precisou de três sets para avançar à segunda rodada do US Open, o último Grand Slam da temporada.
O brasileiro Thiago Monteiro desperdiçou as poucas chances que teve e caiu logo na primeira rodada do US Open, o último Grand Slam da temporada.
A grega Maria Sakkari, número 9 do mundo, é a primeira top 10 a ser eliminada do US Open, último Grand Slam da temporada.
Novak Djokovic conversou com os jornalistas em Nova York na prévia do US Open e como os demais atletas, o dono de 24 títulos do Grand Slam foi questionado sobre o tema da semana, que foi o teste positivo no doping e o processo inocentando Jannik Sinner.