A magia de Novak Djokovic no Australian Open é algo sobrenatural. O sérvio perdia por 2 sets a 1 pedindo atendimento médico e renasceu no jogo contra Dominic Thiem para conquistar seu oitavo título no primeiro Grand Slam do ano.
Leia Mais:
Djokovic será o novo número 1 - Veja os Recordistas dos Slams
Djokovic precisou de quatro horas para marcar 6/4 4/6 2/6 6/3 6/4 na lotada Rod Laver Arena e levanta seu 17º título de Grand Slam ficando a duas conquistas de Rafael Nadal e três do maior campeão, Roger Federer.
Ele dispara como maior vencedor na Austrália com oito conquistas deixando Roger Federer e Roy Emerson com seis. Além deste ano venceu em 2019,2016, 2015, 2013, 2012, 2011 e 2008. Nole tem ainda cinco conquistas em Wimbledon, três no US Open e uma em Roland Garros. Este é o 11º título de Slam de Nole no piso duro igualando Roger Federer que venceu seis vezes na Austrália e cinco no US Open.
Thiem disputou sua terceira final de Slam e segue sem levantar seu maior caneco no tênis. Perdeu finais de Roland Garros para Rafael Nadal em 2018 e 2019.
O jogo
Djokovic começou a 110km/h sufocando Thiem, devolvendo tudo e quebrando logo cedo abrindo vantagem de 4/1. Thiem devolveu a desvantagem contando com duplas-faltas do sérvio, igualou em 4/4, mas Nole aproveitou uma dupla-falta do austríaco para fechar o set por 6/4 em 52 minutos.
A partir do segundo set o nível do sérvio caiu sobretudo no serviço que passou a ficar mais lento. Thiem quebrou e abriu 3/1, salvou um game duro com chances de Nole, sofreu o empate em 4/4, mas tornou a quebrar com erros de Djokovic e até advertências que o levaram a perder o primeiro saque. Thiem marcou 6/4 em 49 minutos e colocou fogo no jogo.
Djokovic visivelmente perdeu a intensidade no fundo e no serviço e Thiem aproveitou para abrir duas quebras mantendo a solidez e fez 4/0. Djokovic pediu atendimento o que seria mais uma indisposição do que dores musculares. Thiem sacou em 5/2 em game longo onde salvou break e precisou de três set-points para fechar com erro do sérvio por 6/2 em 47 minutos.
O sérvio começou bem no quarto set segurando seu saque no início e passou a jogar melhor com o serviço e foi levando até aproveitar um game com erros e dupla-falta do austríaco para quebrar e fechar por 6/3 e levar a decisão ao quinto set.
No quinto set, Djokovic conquistou a quebra com erro de Thiem no terceiro game. O austríaco teve duas chances no seguinte, mas cometeu dois erros, um deles com o sérvio pressionando na rede. Nole foi confirmando até concluir com erros de Thiem por 6/4.