X

Djokovic pede que autoridades da Sérvia ouçam protestos universitários

Quinta, 19 de dezembro 2024 às 18:12:25 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O sérvio Novak Djokovic, ex-número 1 e atual sétimo da ATP, utilizou seu perfil no X para demonstrar apoio aos jovens universitários da Sérvia que estão há cerca de três semanas tomando universidades por todo o país.



Os jovens estudantes, apoiados pela maioria de seus professores, protestam contra a morte de 15 pessoas após o desabamento do teto de uma estação de metrô na cidade de Novi Sad, segunda maior cidade do país, em 1º de novembro. O teto que desabou foi parte de uma obra de remodelação da estação e feita por uma empreiteira chinesa. 

Os estudantes exigem que o governo comandado pelo populista de direita Aleksandar Vucic divulgue os documentos e as condições em que as obras foram feitas. 

O presidente Vucic, por sua vez, ordenou a publicação de documentos no site oficial do governo do país e pede que os protestos, que estão impedindo que as aulas aconteçam, acabem. Os protestantes afirmam que não confiam na veracidade da documentação divulgada.

Em meio a esta situação, Djokovic que é um dos maiores ídolos da história do país, escreveu no X: "Como alguém que acredita profundamente na força dos jovens e em seu desejo por um futuro melhor, acredito que é importante que suas vozes sejam ouvidas".

"A Sérvia tem um potencial enorme e a juventude educada é sua maior força", seguiu ele que tem uma relação pessoal com Vukic e há quem afirme na imprensa sérvia de que são amigos. "O que todos nós precisamos é de compreensão e respeito. Com você, Novak", finalizou ele demonstrando apoio aos protestos.

Desde o acidente, os todos dias nas grandes, médias e pequenas cidades do país, pessoas tomam as ruas às 10h52 para prestar homenagem aos mortos. 10h52 é o horário registrado do desabamento.

teninews.com.br
br.jooble.org