Apesar de ter confirmado que jogará o ATP Finals nesta terça-feira, o espanhol Rafael Nadal não está 100% livre de risco. Para minimizar ao extremo as chances de qualquer problema, o espanhol viajará com seu médico pessoal para o torneio londrino.
A informação é da agência espanhola ‘EFE’, que conversou com o médico Ángel Luis Cotorro, ortopedista pessoal de Nadal e de outros atletas de ponta. O médico explicou que o tipo de lesão sofrida pelo número 1 do mundo permite ‘jogar por baixo’ e que o maior problema seria adaptar o serviço. “Nesta quarta-feira ele treinará e veremos a evolução. Assim que puder começaremos o reajuste do serviço para chegar em boas condições para a estreia", disse Cotorro.
O especialista ainda confirmou que a lesão não é grave, não tendo chegado ao nível de uma ruptura muscular, mas ainda assim inspira cuidados à medida que o espanhol levante o braço acima do ombro, o que provocaria uma maior tensão nos músculos abdominais. Além do treinamento especial, ainda serão realizados tratamento anti-inflamatório e fisioterapêutico.
"Não há rupturas, embora, se falarmos no nível microscópico, sempre possa haver um micro- ruptura fibrilar. Ele seguirá um tratamento específico nessa área. Todas as medidas anti-inflamatórias, regenerativas e para ativar esses processos de recuperação devem ser implementadas e, progressivamente, o trabalho do fisioterapeuta", concluiu o médico espanhol.