Aos 38 anos, o tenista espanhol Rafael Nadal anunciou sua aposentadoria. O primeiro atleta a conquistar 22 Grand Slams – tendo sido superado posteriormente por Novak Djokovic, outro monstro que inclusive protagonizou partidas memoráveis contra o próprio Nadal – e acaba como um dos gigantes da modalidade.
De fato, surpreende também a longevidade de sua carreira (é um fato que a medicina e a preparação física avançaram muito nas últimas décadas, mas o tênis continua sendo uma modalidade extremamente exigente onde pouquíssimos conseguem durar muito tempo).
Mais do que isso, é impressionante também que ele tenha se mantido entre os melhores por muito tempo, deixando agora um espaço para que outras promessas ocupem e possam ser vistas no presente e futuro, algo inclusive já pode ser feito - confira resultados ao vivo de tênis.
Entretanto, o próprio Nadal preferiu falar sobre algo além do que fez nas quadras como seu legado, já que, em suas próprias palavras, o agora ex-tenista pediu para ser lembrado como uma boa pessoa (o que, nos dias de hoje, já pode ser considerado bastante positivo).
Para quem começou vencendo um torneio de Roland Garros aos 19 anos de idade (competição que ainda ganharia mais treze vezes, um número absurdamente grande), duas edições de Australian Open, quatro US Open e duas de Wimbledon, a carreira de Nadal foi muito longe e é irretocável.
Fora das quadras, ele sempre manteve um perfil mais discreto, tendo pouca coisa sobre sua vida pessoal sendo divulgada ao longo de sua carreira – o que também é notável e de certa forma demonstra seu foco no esporte, que também exige muito física e mentalmente, certamente tendo cobrado um preço ainda desconhecido do grande público durante essa caminhada.
Isso também pode ajudar a explicar um pouco de uma jornada que durou tanto tempo – atletas como Cristiano Ronaldo e Tom Brady são conhecidos por ter uma atitude parecida nas suas respectivas modalidades, e certamente Nadal será lembrado por muito tempo também por isso, podendo também ser colocado no Olimpo do esporte mundial, sendo um gigante em sua área.