Convidada da organização do WTA Premier de Cincinnati, nos Estados Unidos, a russa Svetlana Kuznetsova, ex-top 2 e atual 153ª, venceu de virada a tcheca Karolina Pliskova, 3ª, e está em sua primeira semifinal de torneio neste nível em dois anos.
Kuznetsova precisou de 2h16 de batalha, sob forte calor em Cincinnati, para fechar o placar em 3/6 7/6 (2) 6/3 tendo visto a rival sacar para o jogo e convertido seis aces contra nove de Pliskova, que cometeu 47 erros não-forçados em todo o jogo e o mesmo número de bolas vencedoras contra 30 bolas vencedoras e 28 erros não-forçados da russa.
A partida começou com a tcheca sólida, abrindo 3/0 com quebra no segundo serviço e administrando bem a vantagem, sem ser ameaçada ou sem pressionar Kuznetsova.
Na segunda etapa, o jogo foi um pouco mais nervoso. Pliskova conquistou quebra no sétimo game e sacando para fechar o jogo com 5/4 no placar, bobeou, acabou quebrada, precisou salvar dois setpoints, forçar o tiebreak e nele cometer erros diante de Kuznetsova muito sólida, que forçou o set decisivo.
Ali, a russa abriu pressionando e quebrando de zero no terceiro game, administrando a vantagem, buscando movimentar a russa na linha de base e voltou a romper o serviço da rival para fechar a partida com nova quebra.
Na semifinal, Kuzvetsova encara a australiana Ashleigh Barty, que também vem de vitória de virada sobre a grega Maria Sakkari.
Esta é a primeira semifinal de torneio WTA Premier de Kuznetsova desde Madri em 2017.