A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou a criação do programa World Tennis Number (WTN), que foi aprovado pelo Conselho de Administração da ITF e será uma plataforma online que ajudará atletas e torneios.
O conselho administrativo da ITF é formado por executivos da federação e representantes das federações francesa (FFT), britânica (LTA) e norte-americana (USTA), além da equipe de apoio formadas de especialistas das Associações Nacionais do Canadá, China, Irlanda, Holanda e Suíça.
Especialistas em tecnologia esportiva, a empresa ClubSpark foi selecionado para construir a plataforma digital World Tennis Number. Essa plataforma criará uma comunidade global de tênis online, permitindo que os jogadores acessem sua WTN de qualquer lugar do mundo, registrem e avaliem seu progresso e interajam com outros tenistas. A plataforma digital também ajudará os organizadores de torneios na organização de competições com base nos níveis de habilidade.
A escala e o algoritmo para o WTN estão atualmente sendo modelados e refinados usando um banco de dados de milhões de registros de partidas e por meio de consulta mundial a jogadores. O projeto já recebeu contribuições significativas de nações que representam a maioria dos tenistas do mundo.
O presidente da ITF, David Haggerty comentou o projeto: "Nossa visão é simples: criar comunidades on-line locais de jogadores de tênis compartilhando experiências de tênis significativas e agradáveis através de jogos baseados em níveis. Com essa nova plataforma, temos os meios para conectar uma comunidade mundial de 87 milhões de jogadores de tênis e fãs. ”