Pela primeira vez desde 2009, o Chile tem um campeão de ATP. O responsável por quebrar esse jejum é Christian Garin, que superou o norueguês Casper Ruud neste domingo e conquistou, no ATP 250 de Houston, o primeiro título de sua carreira.
Em um longo duelo de 2h28, Garin aplicou um placar de 7/6(4) 4/6 6/3 e garantiu o caneco no evento disputado nas quadras de saibro norte-americanas.
Vice-campeão da edição mais recente do Brasil Open, em São Paulo, em fevereiro, Christian participou de uma decisão no circuito pela segunda vez. Ele se torna o primeiro de seu país a ir à glória num torneio desde Fernando González, que conquistou seu último título há dez anos, no extinto ATP de Viña del Mar.
Atual 73° do ranking aos 22 anos, o chileno debutará no top 50, atingindo o 47° lugar.
Já Ruud atingiu a primeira final na elite do tênis profissional. Com 20 anos de idade, ele tentava ser o primeiro norueguês a vencer uma competição de tamanha magnitude. O último finalista da Noruega foi justamente o pai de Casper, Christian, em 1995.
Número 95 do mundo, o atleta europeu irá antigir seu melhor ranking, ficando na 68ª posição, 26 colocações acima de sua antiga melhor marca.
Confira o momento do título:
Pride of a nation 🇨🇱
— Tennis TV (@TennisTV) 14 de abril de 2019
Christian Garin becomes Chile’s first ATP singles champion since 2009 after battling to beat Casper Ruud 7-6(4) 4-6 6-3 to win the title in Houston#USClay pic.twitter.com/wDBODpU9XV