Apenas duas semanas após conquistar seu primeiro título do Grand Slam, no US Open, a número 1 do Japão e sétima do mundo, Naomi Osaka, acumulou sua décima vitória consecutiva ao dominar a italiana Camila Giorgi e ir à final em Tóquio.
Confirmando a boa fase, Osaka, cabeça de chave dois no WTA Premier de Tóquio, precisou de 1h12 para fechar a partida em 6/2 6/3 diante da italiana, 37ª da WTA, e surpresa do torneio. Empurrada pela torcida local, Osaka disparou nove aces contra cinco da tenista italiana, que venceu 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento da japonesa.
Vice-campeã da edição 2016 quando foi derrotada pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, Osaka tenta pela segunda vez erguer a taça em Tóquio diante de seu povo e para isso encarará a ex-número 1 do mundo e atual oitava, a tcheca Karolina Pliskova, que sofreu por 2h06 mas superou a croata Donna Vekic, 45ª, pelo placar de 6/2 4/6 6/3.
Osaka e Pliskova já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas em piso rápido como o de Tóquio, mas não coberto como na capital japonesa. Cada uma delas venceu um duelo. Naomi Osaka venceu o último encontro entre elas válido pelas quartas de final do WTA Premier de Indian Wells em abril deste ano.