X

Osaka vence 1º set, mas abandona final de Auckland. Tauson levanta título

Domingo, 05 de janeiro 2025 às 11:05:56 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Disputando sua primeira final em três anos, Naomi Osaka não teve sua melhor sorte e acabou desistindo mesmo após sair na frente do placar e acabou com o vice-campeonato do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia.



Clara Tauson, da Dinamarca, conquistou seu terceiro título da carreira nível WTA, e o primeiro desde 2021, depois que a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka, do Japão, desistiu com dores no abdômen. 

Osaka segurou uma recuperação tardia de Tauson para garantir o primeiro set por 6/4, mas a quatro vezes campeã do Grand Slam pediu um tempo médico imediato após converter seu segundo set point. Após consultar o treinador, Osaka optou por desistir.

"Não é assim que você quer vencer nenhuma partida, e especialmente a final", disse Tauson após a partida. "Senti que tinha mais tênis para mostrar hoje."

Foi uma conclusão rápida para o primeiro encontro entre duas jogadoras poderosas, ambas as quais haviam encerrado secas apenas para chegar a esta final. Osaka estava jogando sua primeira final desde 2022, enquanto Tauson esperou ainda mais, disputando sua primeira final de nível de turnê desde 2021.

Tauson é a primeira jogadora da Dinamarca a vencer este título. Sua companheira dinamarquesa, a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, foi duas vezes vice-campeã neste evento em 2015 e 2018.

"Estou ansiosa para ir para a Austrália", disse Tauson. "Espero poder comprovar [isso] com alguns ótimos resultados lá. É definitivamente um bom começo de temporada com o título, é meu primeiro desde 2021, então já faz um tempo para mim."

A recuperação de Tauson continua: a ex-número 1 do mundo júnior Tauson teve uma temporada inovadora na turnê em 2021, onde ganhou dois títulos e chegou a uma final adicional. Mas lesões nos últimos anos restringiram seu progresso e ela saiu do Top 100 em 2022.

Tauson se recuperou no ano passado, chegando à sua primeira rodada de 16 do Grand Slam em Roland Garros, jogando os Jogos Olímpicos e voltando ao Top 50.

Tauson teve uma viagem agitada para a final desta semana. Ela salvou um match point em sua vitória na segunda rodada sobre a campeã do Aberto da Austrália de 2020, Sofia Kenin, e então conquistou duas vitórias no sábado para chegar à final, incluindo uma virada nas quartas de final interrompida pela chuva sobre a cabeça de chave nº 1, Madison Keys.

 Na final, foi Osaka que começou melhor. Ela usou seu jogo de força com grande efeito, atraindo erros de Tauson e quebrando a dinamarquesa duas vezes a caminho de 5 a 1.

Mas Tauson metodicamente voltou para a partida. Tauson salvou um set point em 5 a 3 com um forehand vencedor, eventualmente vencendo três games seguidos e voltando para 5 a 4.

Osaka conseguiu interromper a recuperação de Tauson, acertando um forehand vencedor para fechar a liderança de um set. Mas Osaka estava mostrando sinais de desconforto durante o intervalo entre os sets, e a ex-número 1 decidiu desistir da partida.

teninews.com.br
br.jooble.org