Convidados da organização do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, o jovem suíço Marc-Andrea Huesler, de 22 anos e 402º do ranking da ATP, e o espanhol Nicolas Almagro, ex-top 10 e atual 661º, protagonizaram uma batalha pela primeira rodada.
Huesler precisou de 2h17 para fechar o placar em 6/7 (8) 6/3 7/6 (4) tendo disparado 12 aces contra 11 do espanhol, que venceu 86% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 84% de aproveitamento do jovem suíço.
O primeiro set foi de alto nível dos dois tenistas, que venceram seus games de saque com muita solidez e não foram ameaçados e cometeram poucos erros.
Na segunda etapa, Almagro vacilou no segundo game, foi quebrado ao vacilar no segundo game, viu o suíço abrir 3/0 e ser empurrado pela torcida para salvar breakpoints no terceiro game e ainda pressionou no oitavo game, forçou o espanhol a salvar dois setpoints e acabar forçado ao terceiro set.
Ali, a disputa foi sólida a exemplo do primeiro set. Almagro salvou o único breakpoint da parcial no nono game, forçou o tiebreak, mas cometeu erros, sofreu mini-quebras e acabou eliminado.
Na próxima rodada, o suíço encara o qualifier argentino Facundo Bagnis, 177º, que superou o português João Sousa, 41º e sexto favorito, pelo placar de 4/6 6/3 7/5.