Aos 44 anos, o indiano Leander Paes segue dando um show de garra e tênis no circuito de duplas. Jogando muito ao lado do compatriota Purav Raja, ele salvou um match-point e eliminou a parceria do mineiro Bruno Soares e do escocês Jamie Murray no Australian Open.
Foi uma batalha de 2h54 para os indianos fecharem em 7/6 (3) 5/7 7/6 (6) tendo convertido trÊs aces contra cinco da dupla do brasileiro, que disparou 43 bolas vencedoras contra 35 de Paes/Raja, que venceram um total de 126 pontos em todo o jogo contra 123 de Soares/Murray.
Como o placar de pontos mostra, a disputa começou parelha desde o inicio da partida. Entretanto, com Soares atuando firme em bolas altas e no smash, ao mesmo tempo em que Murray ia muito tem nas devoluções, a dupla abriu 4/1 no placar do primeiro set com quebra no quarto game e a disputa seguiu. Pressionado, Paes tomou á frente em diversas bolas e buscou encurtar os pontos. Como resultado, os indianos devolveram a quebra no sétimo game e igualaram o placar. Firmes na rede, as duplas trocaram quebras no oitavo e nono game e o set foi para o tiebreak. Ali, uma sucessão de erros das duas duplas, rendeu cinco mini-quebras, sendo a vantagem dos indianos em belo voleio de Raja, que sacou e fechou a disputa.
Na segunda etapa, o jogo foi muito equilibrado, com as duas duplas jogando firme, fazendo belas jogadas. No décimo primeiro game, Soares arriscou na devoluções, entrou em quadra e confirmou quebra sacando pressionados, mas confiantes para o set.
No set decisivo, um novo show de bela jogadas e muita precisão dos quatro tenistas. Experiente, Paes tomou as rédeas em momentos cruciais, jogou puxando a torcida pra si e a disputa foi, sem quebras, para um novo tiebreak. Ali, as duplas trocaram quatro mini-quebras e com tudo igualado, a dupla do brasileiro teve o match-point sacando, viu Paes ir firme na devolução encurtar em belo voleio e definir para salvar o ponto do jogo e virar.
Na próxima rodada, os indianos encaram os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, cabeças de chave 11, que venceram a dupla formada pelo austríaco Alexander Peya e o croata Nikola Mektic por 7/6 (5) 7/5.
Desde que conquistaram o título do Australian Open em 2016, Murray e Soares não avançam á segunda semana do torneio.