A número 1 do mundo, Simona Halep, tomou um susto diante da jovem australiana Destanee Aiava, 193ª da WTA e de apenas 17 anos, mas batalhou, virou o primeiro set e venceu a estreia do Australian Open. A romena encara Eugenie Bouchard na próxima rodada.
Halep batalhou diante da destemida e incentivada australiana e precisou de 1h53 para fechar o placar em 7/6 (5) 6/1, em um jogo de pouca agressividade e no qual as duas tenistas converteram dois aces, Halep bateu 20 bolas vencedoras contra 25 de Aiava, que venceu 51% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento da romena.
A partida teve um inicio complicado, as tenistas cometeram erros e trocaram quebras nos dois primeiros games. Aiava abriu 3/1 com quebra no quarto game, mas vacilou e voltou a trocar quebras com Halep nos dois games seguintes. A disputa de erros e acertos com bolas rápidas e fundas seguiu e Halep quebru o saque da australiana que sacava para o set no nono game. Com tudo igual a disputa foi para o tiebreak, onde a experiência da romena falou mais alto.
A número um do mundo teve um inicio melhor se segundo set, salvou três breakpoints e abriu 3/0 com quebra no segundo game. Entretanto, levou um susto, sofreu uma torção no pé e precisou ser atendida. O jogo seguiu e a romena voltou a quebrar o saque de Aiava no sexto game e sacou firme para a partida.
Na segunda rodada do torneio, Halep encara a canadense Eugenie Bouchard. As duas já se enfrentaram três vezes no circuito e a romena levou a melhor em duas oportunidades.